10 Estratégias para inovar na sua aula
10 estratégias para inovar na sua aula? Sim! Você sabia que incluir revisões e elaborar um encerramento para sua aula pode aumentar a eficiência do processo de ensino e aprendizagem? Sim! O planejamento de uma atividade ao final da aula oferece benefícios tanto para professores, como para estudantes.
Os professores podem verificar as evidências do que foi assimilado, enfatizar os principais pontos trabalhados e conectar conceitos que ficaram mal-entendidos. Já para os estudantes essas estratégias podem ser úteis para resumir, revisar e demonstrar sua compreensão sobre os principais pontos estudados, consolidar e internalizar os conceitos centrais, vincular ideias e conhecimentos previamente aprendidos, bem como conectar conceitos à novas situações.
Se quiser mais informações sobre esse assunto, confira o texto "4 estratégias para fazer avaliação formativa". Agora, vamos conferir abaixo quais são as 10 estratégias para melhorar a sua aula!
1. Tempestade de bolinhas
Os estudantes anotam o que aprenderam em um pedaço de papel de rascunho e a amassam, criando uma bolinha de papel. Ao sinal do professor, eles jogam suas bolinhas de papel no ar e, então, cada estudante escolhe uma bolinha próxima a si e a lê em voz alta.2. Tweet sintetizador
Em grupo de dois ou três estudantes, peça para que eles debatam sobre os pontos trabalhados em sala de aula e sintetizem o que o que eles julgaram mais relevante na aula. Eles deverão usar o celular, acessar o Twitter e publicar a sua síntese em um "tweet" (limitado 140 caracteres). Ele deverá ser compartilhando com o professor que irá concatenar os principais pontos trabalhados.3. vídeo show - 1 minuto de fama
Em uma folha de papel, grupos pequenos esboçam e escrevem o que aprenderam. Em seguida, os estudantes elegem um representante de cada equipe. Eles se alinham em uma fila indiana, e um por um, resume rapidamente o que foi aprendido. As frases devem conter no máximo 1 minuto. A câmera não pára de gravar até que cada representante tenha completado seu resumo. Ao final, o professor apresenta o resultado para a turma e compartilha o conteúdo com eles (no ambiente formal ou informal de aprendizagem).4. Resumo do MC
Em pequenos grupos (duplas ou trios) os estudantes devem escrever o que aprenderam em forma de letra música. Você pode desafiá-los a rescrever nos moldes de sua música favorita. Em seguida, o representante eleito pelo grupo deve declamar ou cantar a letra para os colegas.5. Galeria dos mapas mentais
Os estudantes devem criar um mapa mental sobre o que aprenderam, e depois que os trabalhos completos são anexados às paredes da sala de aula, outros estudantes afixam Stickies aos cartazes para ampliar as idéias, adicionar perguntas ou louvar.6. Show do milhão
Faça um pequeno questionário usando suportes tecnológicos como Socrative, Typeform, Polleverywhere ou Google Forms. Divida a sala em equipes (4 ou 5 estudantes) e a cada aula faça a rotação de um dos estudantes. Alternativamente, peça aos estudantes anotem alguma das perguntas do questionário, para perguntar para a outra equipe no início da próxima aula. Ao longo das aulas vá anunciando a pontuação de cada equipe e ao final do ciclo (bimestre ou trimestre), anuncie e promova uma premiação da equipe vencedora.7. Capa de revista
Peça aos estudantes que desenhem ou criem (com suportes tecnológicos) uma capa de livro. O título deve ser o tópico do assunto estudado, o autor deve ser o estudante e as informações devem ser um breve resumo com os principais pontos estudados na aula. Ao final da atividade publique todos no blog (espaço de compartilhamento) da turma.8. Exemplo prático
Em grupo (dupla ou trio), peça para que os estudantes encontrem um caso prático (notícia, pesquisas, produtos etc.) que relacione o tema estudado. Eles devem apresentar o tema na próxima aula e responder aos questionamentos da turma.9. Entrevista com o colega
Em dupla, os estudantes deverão entrevistar uns aos outros descrevendo o que eles aprenderam durante a aula. O professor pode lançar algumas perguntas para guiá-los na atividade.10. Checkout
Peça aos estudantes para escrever seu nome, o que eles aprenderam e/ou todas as perguntas persistentes em uma folha em branco ou "bilhete". Antes que eles deixem a aula, eles devem depositar os bilhetes em uma das caixas que melhor represente sua relação com o conteúdo do dia: "Vamos em frente", "Dúvidas" ou "Preciso de ajuda!"AULA COM PROFESSOR DO SÉCULO XXI
Essas 10 estratégias podem ser efetivamente alteradas ou combinadas, além de serem ótimas oportunidades para corrigir, esclarecer e celebrar o processo de ensino e aprendizagem. Na falta de algum dos recursos tecnológico, use a sua criatividade e substitua pelos que você tem acesso na instituição.Você usa alguma atividade de encerramento que não está nessa lista? Compartilhe conosco! Deixe o seu comentário abaixo.


Comentários
Postar um comentário