Projeto TISA
O QUE É O TISA?
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO!
O desafio nesta nova forma de educação reside não apenas em investir em alta tecnologia de comunicação e colaboração, mas em mudar a visão pedagógica do processo de ensino e aprendizagem de modo a tornar as escolas e universidades ambientes mais humanos, colaborativos, sustentáveis para a construção do conhecimento entre professores, estudantes e comunidade.
CAPACITAÇÃO DOCENTE VIVENCIAL
O TISA Educação 3.0 é um curso de capacitação docente voltado ao contexto de sala de aula. Baseado em uma abordagem de análise de contexto, o curso elenca diagnósticos do contexto atual da instituição e entrega oficinas presenciais com apoio de vídeos e atividades na plataforma online www.tisaeducacao.com.br.
INOVAÇÃO NO PLANO DE ENSINO
A capacitação atua no plano de ensino dos professores, e apresenta quatro ciclos de competência: Descoberta, Inovação, Imersão e Transformação. Cada ciclo trabalha temáticas como Educação do Século 21, Ensino Híbrido, Flipped Classroom e Problem Based Learning.
EXPERIÊNCIAS - CASOS DE SUCESSO
Investir em formação de professores é o primeiro passo para inserir as tecnologias da informação na dinâmica das aulas de qualquer instituição de ensino. Essa foi a estratégia do Colégio e Faculdades ENIAC, uma instituição de Guarulhos (SP) que está há 30 anos no mercado de ensino e oferece cursos de ensino médio, técnico e superior. Em junho deste ano, 21 professores dos três níveis de ensino participaram juntos do curso de capacitação docente TISA Educação 3.0, que os ajudaram a identificar sinergias em seus trabalhos e descobriram novas técnicas de ensino.
No começo do curso, a gente percebeu que a maioria dos professores se conhecia apenas dos corredores, e não havia nenhum tipo de integração entre o trabalho deles. Cada um cuidava de sua área. Entretanto, já nas primeiras oficinas, eles entenderam como montar atividades do plano do ensino para fazer a integração entre os professores de ensino médio e ensino superior.
Na prática, uma das propostas do projeto foi que os professores do ensino superior montassem grupos de apoio com os seus alunos para que eles ajudassem em aulas de reforço para estudantes do ensino médio — uma ideia que veio dos próprios participantes do TISA.
USO DA TECNOLOGIA EM NÍVEL ESTRATÉGICO
O grande desafio foi estabelecer uma relação de integração entre conteúdos e prática pedagógica, levando em conta a estrutura física da instituição e os recentes estúdios para oferta de Educação a Distância. Sempre incentivando a abordagem estratégica do uso de tecnologias no plano de ensino atual dos professores, o curso TISA Educação 3.0 permitiu que os professores elaborassem uma proposta de aula com o uso da infraestrutura já disponível na ENIAC.
Eles também puderam aprimorar o uso de conteúdos fora da base da própria ENIAC utilizando métodos de curadoria. Assim, reconheceram e qualificaram repositórios externos e abertos para inserir no plano de ensino por meio dos critérios ensinados no curso, uma estratégia que se apresentou com alto impacto na educação de ensino médio.
Esses repositórios não contaram apenas com textos, mas também com vídeos e outros recursos interativos, que acabaram se tornando a principal forma didática. Os próprios professores passaram a produzir vídeos para se comunicar com os alunos em situações diversas, como no esclarecimento de dúvidas, lançamento de questões conceituais e desafios para solução por pares. Para isso, usavam principalmente os dispositivos móveis e a estrutura física, internet sem fio, dispositivos móveis e os espaços de publicação e mediação online instituição.
A estratégia didática dos professores passou a incorporar naturalmente vídeos, infografias e pesquisas online, que já estão causando uma revolução em seu dia-a-dia. Os professores entenderam como usar esses recursos para colaborar na exposição de conteúdos de maneira simples, e principalmente rápida, otimizando o tempo em sala de aula.
Outro avanço foi a construção de abordagens de sala de aula, feitas a partir do uso de metodologias ativas, que já era parte da estratégia da ENIAC tanto no ensino médio quanto no ensino superior: a instituição é liderança do consórcio STHEM em metodologias ativas.
Os professores prepararam a abordagem de resolução de problemas complexos e planejaram a aplicação de questionários periódicos para acompanhar o processo de aprendizagem do aluno de forma continuada, evidenciando cada pequeno processo de aprendizado. A nossa ideia foi permitir que eles quebrassem o paradigma da avaliação ao final do processo, já que esse método permite identificar os pontos de dificuldades de aprendizado de cada aluno.
Não por coincidência, a ENIAC firmou parceria com um fornecedor de ferramentas educacionais enquanto o TISA Educação 3.0 estava sendo aplicado, e os professores já conseguiram se apropriar e aplicar as novas ferramentas sem a necessidade de um novo treinamento.
O projeto TISA Educação 3.0 na ENIAC foi concluído em 1º de novembro, quando entregou-se o relatório de melhores práticas, e houve encaminhamentos de ações para promover mais oportunidades, além de premiar os professores que se destacaram, a fim de incentivá-los a seguir com uma postura inovadora. Atualmente, seguimos acompanhando o desdobramento prático sobre tudo o que eles querem aplicar no planejamento de ensino, nesse ano de 2016.
A EXPERIÊNCIA DO TISA EDUCAÇÃO 3.0 NO GRUPO ESTÁCIO DE SÁ
Em busca de diferenciais e visando a adoção ágil de novas práticas educacionais por parte de seu corpo docente, o grupo Estácio de Sá reuniu na cidade do Rio de Janeiro, um seleto grupo de 20 professores, de vários estados brasileiros, para uma capacitação intensiva do curso TISA Educação 3.0.
O curso desdobrou-se na modalidade TISA 4+60 (4 dias de oficinas presenciais com 8 horas de duração, seguido de 60 dias de desenvolvimento e acompanhamento a distância, através da plataforma TISA Online).
Durante as oficinas, os profissionais desenvolveram habilidades práticas para incorporar novos métodos e técnicas a seus planos de aula. Sendo este trabalho complementado com suporte online variado (síncrono e assíncrono), onde foram disponibilizados diversos recursos, tais como: videoaulas, artigos, objetos de aprendizagem, casos de aplicação, entre outros. Os sucesso dos resultados dessa iniciativa do TISA na Estácio indicam o propósito do curso: inovação em sala de aula.
OS BASTIDORES DO PROJETO TISA EDUCAÇÃO 3.0.
O grupo Estácio de Sá destaca-se no cenário nacional, não só por ser agora o maior grupo educacional privado do país, mas também pelos seus esforços em oferecer aos seus profissionais novas perspectivas para promoverem a inovação em sala de aula.
A instituição possui algumas ações, como o Comitê 2020 – grupo de lideranças que discutem a inovação, o programa de aceleração Startup NAVE e a Universidade Corporativa Estácio – EDUCARE. Todo esse conjunto, que conferem um grau de maturidade para inovação, tornou-se um campo fértil para a aplicação do TISA Educação 3.0, pois ele conseguiu promover uma sinergia, combinando esforços destas três áreas.
Nesse sentido, o curso ofertado pelo TISA Educação 3.0 contou com o apoio da equipe de desenvolvimento e inovação da Startup NAVE, utilizando em suas oficinas presenciais o TELION, uma tela interativa voltada para o uso em sala de aula, desenvolvida em parceria com a Samsung. Além disso, todas as oficinas ocorreram dentro das dependências da EDUCARE, utilizando o seu ambiente de sala de aula modelo.
A EDUCARE foi também a responsável pela escolha dos professores, utilizando como critério de seleção os professores destaque na atuação como multiplicadores de melhores práticas para uso de tecnologias em sala de aula. O que culminou em público heterogêneo, com profissionais que atuam em diversas modalidades (educação a distância, presencial ou ambos) e níveis (graduação e pós-graduação).
Todo esse contexto gerou um alto grau de engajamento dos participantes, refletindo diretamente na continuação do curso, na modalidade a distância. Para esta etapa do projeto, além do material didático disponibilizado no TISA Online, foram realizadas web conferências, onde se permitiu que os professores da Estácio pudessem refinar os planejamentos e construir oficinas para a multiplicação do conhecimento em outras unidades da instituição. Um dos pontos que deve ser ressaltado, justamente por ser uma tendência, é o respeito pelo contexto de cada unidade de ensino. No planejamento para a multiplicação, considerou-se a realidade local e, por isso, foram utilizadas oficinas presenciais ou comunidades online. Ou seja, cada contexto mostrou um desafio específico que foi devidamente vencido com recursos diferenciados, o que também é uma forma de praticar a inovação em sala de aula de forma realista.
INOVAÇÃO EM SALA DE AULA: VISÃO DO FUTURO PARA HOJE.
No fim, o objetivo foi concluído com sucesso: a construção de práticas do futuro para hoje, ou seja, o desenvolvimento de um modelo de ensino aprendizagem que promovesse a inovação em sala de aula e tivesse aplicação imediata.
Assim, a soma dos esforços, o ambiente com os recursos adequados, a visão tecnológica e empreendedora e o engajamento dos professores resultaram em planejamentos multi e interdisciplinares, que foram devidamente revisados e ampliados. Aliás, vale destacar que o curso TISA Educação 3.0 já recebeu ótimos feedbacks de estudantes que participaram das aplicações em sala de aula e de outros professores que estiveram nas oficinas de multiplicação.
Todos os resultados obtidos são frutos de um processo diagnóstico e de cruzamento de dados que considera as características da instituição e de cada professor participante para a oferta de um curso customizado às necessidades específicas do contexto de aplicação.
Entre os principais ganhos do TISA Educação 3.0, podemos elencar: melhorias significativas relativas a novos requisitos nos sistemas digitais, novas matrizes de planejamento de aulas, novos modelos de material didático e uma nova experiência interdisciplinar e intermodal, incluindo práticas interativas entre estudantes da modalidade a distância com estudantes de pós-graduação presencial. Ao final do projeto, a Estácio de Sá adquiriu uma nova visão sistêmica para a elaboração do Manual de Melhores Práticas, que está e será constantemente complementado com o desdobramento das oficinas de multiplicação, pelos professores capacitados no curso TISA, nas suas unidades.
CONHEÇA COMO FOI A EXPERIÊNCIA DO TISA NA UTFPR DE PATO BRANCO
A experiência de aplicação do Curso TISA Educação 3.0 em conjunto com os equipamentos Sala de Aula do Futuro na UTFPR fez parte de um projeto abrangente, onde se mesclou infraestrutura e pedagogias ativas gerando resultados de impacto para a comunidade acadêmica dos cursos de licenciatura da UTFPR, do campus de Pato Branco, no Paraná.
Viabilizado através do programa LIFE da CAPES, foram concebidas 2 salas de aula do futuro e 1 laboratório de pesquisas aplicadas, voltados para formação de professores dos cursos de licenciatura em Letras/Inglês e Matemática daquela instituição.
Todo esse contexto possibilitou a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento educacional do século 21, com a apropriação de práticas pedagógicas voltadas para a inovação em sala de aula.
SALA DE AULA DO FUTURO
O projeto contou, em cada um dos 3 ambientes, com a disposição de uma lousa digital interativa, duas câmeras de alta definição e dispositivos de acesso (tablets e notebooks) para criação e interação dos sujeitos envolvidos na criação do conhecimento.
As câmeras foram posicionadas de maneira estratégica, permitindo a captura de 360 graus do ambiente de sala de aula. Uma das câmeras foi posicionada privilegiando o campo onde se situa a lousa digital interativa, e a outra câmera em uma posição que permitiu uma tomada panorâmica do restante da sala de aula.
Todo o processo de captura de vídeo acontece de modo automático, ou seja, ele é realizado toda vez em que há movimento na sala. Com gravações em alta resolução (1080 X 1920p), são gerados arquivos que ficam armazenados diretamente em um servidor na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar, além de economizar custos de instalação e manutenção. Adicionalmente, o ecossistema planejado permite que também sejam criadas cópias, em diferentes resoluções, em servidores locais.
Já as lousas digitais interativas, sensíveis ao toque (touchscreen), proporcionam uma experiência rica, garantindo maior engajamento e dinâmica de sala de aula. Os sensores infravermelhos que possibilitam a interação com a tela, permitem que professores e estudantes trabalhem com diversos recursos pedagógicos multimídias e maneira colaborativa (mais de uma pessoa interagindo com a tela ao mesmo tempo).
As lousas possibilitam também a apropriação e estimulam a autonomia por parte do estudante, uma vez que estes passam a usar os recursos da biblioteca para explicar conceitos, aprofundar conceitos e explicitar conhecimentos por meio de apresentações.
Complementando o ecossistema da sala de aula do futuro, os dispositivos de acesso (notebooks e tablets) permitem que recursos educacionais sejam criados, abordagens pedagógicas sejam ampliadas para além do espaço físico da sala de aula, bem como diversificam os canais de comunicação e interação por meio de plataformas digitais e redes sociais.
INOVAÇÃO EM SALA DE AULA
Além da sala de aula do futuro, realizou-se também o curso de capacitação docente TISA – Tecnologias e Inovação em Sala de Aula, para potencializar o uso dos suportes pedagógicos digitais instalados, por meio de pedagogias ativas.
Devido as características do projeto foi desenvolvido um modelo 2+60 (dois dias presenciais, acrescidos de suporte e acompanhamento de sessenta dias online), cujo foco principal foi a prática para a incorporação dos suportes pedagógicos digitais aos planos de aula dos docentes.
As oficinas utilizaram uma breve abordagem conceitual e buscou engajar os professores a incorporar no seu cotidiano profissional, as técnicas e métodos baseados em metodologias ativas. Foram trabalhados ao todo 20 tópicos, onde os professores puderam incorporar ao seu plano de ensino, abordagens suportadas por tecnologias educacionais.
TIC NO ENSINO MÉDIO. CAPACITAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA ESTADUAL JULIUS KARSTEN
A Escola Estadual Julius Karsten pode ser considerada uma grande referência para outras escolas no Brasil. Com mais de 70 anos de história na cidade de Jaraguá do Sul em Santa Catarina, a escola possui uma cultura de comunidade e proximidade com a comunidade local.
Mesmo com um planejamento de adoção de tecnologias educacionais, o maior desafio da escola era aplicar de maneira simples e rápida o repertório de ferramentas do pacote Google Apps for Education.
CAPACITAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO
Para atender a esse propósito, o TISA Educação 3.0 foi aplicado por um ciclo de 5 cursos online e uma oficina presencial. Em um curto período de tempo, os professores aplicaram o planejamento de aulas com o uso de Vídeos (Youtube), Buscas online (Google Scholar) e Repositórios Educacionais Abertos (Portal do Professor).
Para a coordenação e professores da instituição a capacitação foi um sucesso. As palavras da diretora Margarete Luzzani resumem os resultados alcançados:
“Hoje tivemos a honra de ter presente o Professor Vilson do TISA, ministrando o curso TISA Educação 3.0. Agradeço aos Professores presentes! Com certeza tivemos um sábado muito proveitoso. Um planejamento eficaz com o uso das novas tecnologias. Este curso veio na hora certa para alimentarmos com inovações essa reta final do cansativo ano de 2016. Agradecemos também a presença da Tais, da GERED. Como sempre, nossa parceria”.
Com os cursos online e a oficina presencial, os professores puderam aplicar Google Apps na Educação, em disciplinas como Letras Inglês associados à Matemática e Física (Linguagens), por exemplo. Além dos docentes, os técnicos de educação também foram atendidos na capacitação.
Como resultados, a aplicação prática do curso superou as dificuldades de uso dos Aplicativos Google na Educação. Com o projeto em grupo, os professores criaram uma sinergia na aprendizagem por pares. Eles passaram a construir planos de ensino interdisciplinares, focados no ENEM.
Este é o resultado que se alcança quando há uma boa gestão associada à uma metodologia que empodera o professor para um processo mais ativo de ensino e aprendizagem.
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