Aplicativos para o ensino de química
Já imaginou como seria estudar química podendo interagir com os componentes? Simular e visualizar as reações como se estivesse num laboratório? Aprender sobre os assuntos da área jogando ou assistindo vídeos/animações que complementem a leitura?
A experimentação, de modo geral, pode promover oportunidades para que os estudantes vivenciem e visualizem na prática o assunto estudado. Isto é, trabalha-se uma situação de investigação que engloba a construção de conhecimentos e resolução de problemas reais. Essa aplicação da teoria na prática gera significância e ajuda na nossa assimilação da informação.
Contudo, em específico no ensino de química, muitas vezes a falta de recursos (laboratórios, equipamentos, técnico, carga horária etc.) impossibilita a promoção dessa abordagem em muitas instituições. Mas, a boa notícia é que existem alternativas proporcionadas pela tecnologia digital que podem suprir essa demanda.
SUPORTES TECNOLÓGICOS DIGITAIS
Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão proporcionando diferentes formas de interação e sociabilidade na população. Em particular, nas gerações mais jovens que estão imersas nessa realidade.
Nesse sentido, para aumentar o engajamento e interesse dos estudantes não podemos isolar a realidade. Pelo contrário, devemos explorar e incorporar a nossa prática docente abordagens que relacionem a realidade do estudante e melhorem o seu processo aprendizagem.
A dinamicidade e potencial de representação das TIC permitem que conhecimentos de disciplinas consideradas de difícil compreensão e abstração sejam assimiladas, exploradas e representadas mais facilmente. Essa perspectiva vai ao encontro com o modelo sócio-construtivista, que argumenta que o processo de aprendizagem deve ser ativo, interpretativo e interativo (DRIVER et al,1994).
RECURSOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Para facilitar esse processo, compartilhamos com você algumas dicas de aplicativos, softwares, sites e jogos que podem ser incorporados ao seu plano de aula e à sua prática docente.
Confira a lista a seguir:
Confira a lista a seguir:
- GoReact - Aplicativo em inglês, gratuito online que permite verificar quais reações químicas ocorrem com a mistura de elementos da tabela periódica (pode-se utilizar a tradução do navegador).
- ChemSketch - Software gratuito que permite desenho molecular, ferramentas como cálculo de propriedades molecular, montagem de mecanismo de reação, nomenclatura do composto, visualização em 3D, dentre outras.
- Phet - Aplicativo online, gratuito e em português que possui diversas simulações interativas de química em geral (balanceamento de equações, geometria molecular, concentração, química quântica etc.).
- Chemitorium - Software gratuito que permite a edição e visualização de moléculas em 3D.
- Ptable - Tabela periódica interativa online, gratuita, em português, que permite o estudo das configurações eletrônicas e de inúmeras propriedades dos elementos químicos.
- Química 3D - Site em português, com animações em 3D que estimulam a capacidade de abstração e facilitam a visualização tridimensional (disponibilidade download do software gratuito).
- Química das coisas - Site em português, gratuito, que demonstra a aplicação da química em diversas situações do nosso dia-a-dia, bem como mostra as suas contribuições para o bem-estar da sociedade.
CELULAR EM SALA DE AULA
O desenvolvimento da tecnologia digital tornou o celular acessível. Sua influência na cultura atual pode ser percebida em quase todas as partes. Encontramos pessoas usando seus dispositivos em todos os lugares e para diversos fins (entretenimento, comunicação, trabalho). Com isso, esses dispositivos tornam-se potencializadores da educação. Ou seja, seu potencial pode ser utilizado para melhorar o processo pedagógico dentro e fora da sala de aula. Proporcionando o que conhecemos como Ensino Híbrido.Se você ainda tem dúvida sobre o uso desse recurso em sala de aula, então, você deve conferir a lista de aplicativos que podem auxiliar nos estudos de química. Eles podem ser usados como recursos complementares fora da instituição ou incorporados em uma atividade prevista em seu plano de aula.Para saber como incorporar celulares com sucesso em sua aula, confira o texto "3 estratégias para uma aula centrada no estudante"
Como há uma diversidade de aplicativos disponíveis, selecionamos algumas opções gratuitas da plataforma Google Play, que pode ser conferida clicando aqui. Além dela, há outras opções disponíveis para os sistemas IOS, que podem ser consultadas na AppleStore.
- Os compostos químicos
- Química Física
- Química Analítica
- Chemical Kinetics
- Elementos químicos
- Laboratório de Reações
- Tecnologia química
- Ferramentas da Química
- Alquimia Clássica
- Química ENEM
COMPARTILHANDO SABERES
Você conhece e/ou utiliza outros? Tem mais sugestões? Então, compartilhe conosco e ajude os colegas!DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH J.; MORTIMER, E. SCOTT, P. Constructing Scientific Knowledge in the Classroom. Educational Researcher, Vol. 23, No. 7, pp. 5-12 Oct., 1994. Disponível em: <http://calteach.ucsc.edu/People_/Instructors/documents/Driver-Constructionofscikn.pdf>. Acesso em: 21 Jul. 2017.

Comentários
Postar um comentário