Aplicativos para o ensino de matemática


Os aplicativos para o ensino da matemática não são novidades! Desde os primórdios da humanidade, a tecnologia exerce um papel primordial na evolução dos conhecimentos, inclusive, matemáticos. Ela está presente nos registros matemáticos mais antigos que se tem conhecimento, como por exemplo, o Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.) ou o Papiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.).

Com o passar dos séculos, outras invenções, como a calculadora, por exemplo, ajudaram no aprendizado e na expansão do conhecimento científico. Essas tecnologias simplificaram a realização e conclusão de tarefas, permitindo cálculos com maior velocidade. Contudo, toda essa facilidade de nada serve se o agente que a utiliza não conhece os fundamentos básico das ciências exatas.

SUPORTES TECNOLÓGICOS DIGITAIS

Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão proporcionando diferentes formas de interação e sociabilidade na população. Em particular, nas gerações mais jovens que estão imersas nessa realidade. Atualmente existem diversos aplicativos que podem "desmistificar" a Matemática para estudantes de todos os níveis educacionais. Eles podem ser utilizados como suportes do processo educacional, reforçando conceitos e ajudando na prática com exercícios.

Nesse sentido, para aumentar o engajamento e interesse dos estudantes não podemos isolar a realidade. Pelo contrário, devemos explorar e incorporar a nossa prática docente abordagens que relacionem a realidade do estudante e melhorem o seu processo aprendizagem.

A dinamicidade e potencial de representação das TIC permitem que conhecimentos de disciplinas consideradas de difícil compreensão e abstração sejam assimiladas, exploradas e representadas mais facilmente. Essa perspectiva vai ao encontro com o modelo sócio-construtivista, que argumenta que o processo de aprendizagem deve ser ativo, interpretativo e interativo (DRIVER et al,1994).

APLICATIVOS PARA ENSINO DE MATEMÁTICA

Além de softwares famosos que permitem ser instalados em diferentes dispositivos, tal como o GeoGebra, compartilhamos com você algumas alternativas para serem utilizados em diferentes momentos de aprendizagem com a utilização de dispositivos móveis (smartphones e tablets) dentro e fora da sala de aula.

Rei da Matemática

Aplicativo, com versões gratuitas e pagas, que transforma a rotina matemática em um exercício lúdico e interativo. Voltado para estudantes do ensino fundamental, no Rei da Matemática (disponível para Android e iOS) é preciso desenvolver um reino (pessoal e ambiental) por meio da realização de diversos problemas matemáticos. São abordadas questões aritméticas de adição, subtração, raízes e frações, entre outras.

Matemática Elementar

Aplicativo gratuito para estudantes do Ensino Médio. Conta com diversos fundamentos matemáticos, permitindo que os estudantes identifiquem melhor as próprias dificuldades e, com isso, possam trabalhá-las com exercícios e aulas voltados para conteúdos variados, como funções, intervalos, potenciação, radiciação, produtos notáveis, conjuntos numéricos e inequações, por exemplo.



MyScript Calculator

Aplicativo em inglês, com visual simples e intuitivo. O aplicativo permite consultar se a resposta ao exercício está correta, bem como tirar dúvidas em tempo real. Ele converte sua caligrafia escrita na tela em operações e o resultado aparece automaticamente na sequência.

Cola Matemática

Aplicativo gratuito que auxilia os estudantes ao explicar passo-a-passo todo o desenvolvimento do cálculo para a resolução de problemas matemáticos. Atualmente ele realiza cálculos de MMC, equação do 2 grau, conversões numéricas, calculo de figuras geométricas como trapézio, quadrado, retângulo, hexágono, circunferência subscrita no quadro, teorema de Pitágoras, entre outros.


Pense+ ENEM

Aplicativo gratuito voltado para estudantes do ensino médio, com simulados e provas do ENEM dos anos anteriores. Ou seja, ele reúne todas as provas do ENEM de 2007 a 2015, totalizando 1.415 questões com gabaritos e organizadas conforme as categorias do MEC. Ainda é disponibilizada a opção para estudante gravar os simulados realizados e acompanhar sua evolução.


App Prova

Aplicativo gratuito voltado para estudantes do ensino médio que reúne provas do ENEM e de outros vestibulares, além de contar com simulados semanais e questões que replicam métodos usados nas provas. Emprega o sistema de avaliação TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesmo método usado pelo MEC para medir o grau de conhecimento do candidato a partir de questões fáceis, médias e difíceis. Com ele, calcula-se a média estatística e probabilística de acertos e não apenas a quantidade de respostas certas. Trata-se de um programa complementar aos estudos, com dicas e exercícios para que os estudantes reforcem os estudos relacionados às avaliações aplicadas no país.

iMathematics

Aplicativo em inglês, com versões gratuita e paga, que se tornou um dos mais populares da área por propor o suporte e revisão de tópicos dedicados a geometria, aritmética e trigonometria, como estatísticas, equações, fórmulas, álgebra linear, vetores, matrizes, cálculo com números complexos, funções de enredo e o cálculo de raízes e extremas (polinomial, racional, exponencial e assim por diante), entre outras funcionalidades.

COMPARTILHANDO SABERES!

Você conhece e/ou utiliza outros? Tem mais sugestões? Então, compartilhe conosco e ajude os colegas!
DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH J.; MORTIMER, E. SCOTT, P. Constructing Scientific Knowledge in the Classroom. Educational Researcher, Vol. 23, No. 7, pp. 5-12 Oct., 1994. Disponível em: <http://calteach.ucsc.edu/People_/Instructors/documents/Driver-Constructionofscikn.pdf>. Acesso em: 21 Jul. 2017.

Comentários